quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Ervas e Temperos


TOMILHO
Tomilho é uma erva aromática que quando bem usada pode transformar um simples frango grelhado em algo cheio de sabor e perfume, o tomilho é fonte de vitaminas C, D e Complexo B e também possui boa quantidade de iodo, sódo, silica e sulfato. Se sabe que existem mais de 100 tipos de tomilho, mas na culinária são usadas apenas 3 tipos de tomilho.
Veja abaixo
Tipos de Tomilho 
Tomilho Limão: Tem perfume alimoado é deve ser usado fresco. É ótimo para aromatizar biscoitos, pães, muffins e também pode ser utilizado em pratos salgados com base em peixes ou frangos.
Tomilho Alcarávia: É difícil encontrar, mas combina perfeitamente com alho, vinho e pratos com carne. Tomilho Jardim: Tem perfume amadeirado e pode ser usado a versão seca, ele é facilmente encontrado nos mercados o ano todo.
Como Comprar: Ao comprar tomilho fresco, escolha os que estão as folhas verdes e sem danos, veja também se suas “flores” estão bem fixas nos caules. Ao comprar tomilho seco, verifique a validade e se a embalagem não possui furos.
Como Conservar: Fresco: Guarde em um saco plástico bem fechado na geladeira na parte inferior ou em um copo de água gelada. Seco: Guarde em um recipiente fechado e longe da luz, ele pode ser guardado por 6 meses.
Como Usar 
Tomilho Fresco: Remova as folhas dos talos passando as mãos de cima para baixo e pique bem para liberar todo o aroma do tomilho. Ou use pequenos ramos em sopas, caldos e molhos.
Fonte: Poder Aromatizante do Tomilho

SÁLVIA

A sálvia de nome científico Salvia officinalis é uma planta medicinal que pode ser utilizada no tratamento de diversas doenças.
Propriedades:
Contém óleo essencial contendo pineno, princípio amargo, tanino, resina, cânfora, saponina e outros. Com atuação anti-inflamatória, anti reumática, balsâmica, cicatrizante, digestiva, sudorífica e tônica.
Modo de uso:
Em forma de tintura: Tomar de 40 a 50 gotas, 3 vezes ao dia.
Em forma de chá: para cada 250 ml e água fervente, acrescente 2 colheres de chá de erva deixe descansar por 10 minutos. A seguir coe e faça gargarejos no caso de inflamações das mucosas da boca, amigdalites, faringite ou esofagite. Efeitos colaterais da sálvia.  Não encontrados na literatura pesquisada. Contraindicações:
Gravidez, aleitamento, indivíduos com problemas renais. Não usar grandes quantidades nem por um período de tempo prolongado.
Atenção: A sálvia divinorum é um outro tipo de planta medicinal considerada alucinógena, que parece não viciar e não trazer malefícios para a saúde. Essa planta é uma espécie diferente da sálvia utilizada na culinária e na medicina popular, que possui seu consumo proibido em diversos países pela ausência de estudos científicos que comprovem seus reais benefícios e malefícios.
Fonte: Sálvia



MANJERICÃO

Nome Científico: Ocimum basilicum
Nomes Populares: Manjericão, Alfavaca, Alfavaca-cheirosa, Alfavaca-de-jardim, Alfavaca-doce, Alfavaca-d’américa, Basilicão, Basílico, Erva-real, Manjericão-branco, Manjericão-de-folha-larga, Manjericão-de-molho, Manjericão-doce, Manjericão-grande Família: Lamiaceae
Categoria: Ervas Condimentares, Medicinal, Plantas Hortícolas Clima: Equatorial, Subtropical, Tropical Origem: Ásia, Índia Altura: 0.4 a 0.6 metros, 0.6 a 0.9 metros
Luminosidade: Sol Pleno
Ciclo de Vida: Perene

O manjericão é uma planta herbácea, aromática e medicinal, conhecida desde a antiguidade pelos indianos, gregos, egípcios e romanos. Ele é envolto de cultura espiritual e simbologismos, sendo, inclusive, considerado sagrada entre alguns povos hindus, por representar Tulasi, esposa do deus Vishnu. Está relacionado com sentimentos de ódio, amor e luto, mas com certeza é mais amplamente conhecido pelos seus poderes culinários. O manjericão apresenta caule ereto e ramificado, e atinge cerca de 0,5 a 1 metro de altura. Suas folhas são delicadas, ovaladas, pubescentes e de cor verde-brilhante. As inflorescências são do tipo espiga e compostas por flores brancas, lilases ou avermelhadas. Sua polinização é cruzada e os frutos são do tipo aquênio, de coloração preto-azulada. Ocorrem mais de 60 variedades diferentes de manjericão, com variações na cor, tamanho e forma das folhas, porte da planta e concentração de aroma. As folhas do manjericão apresentam sabor e aroma doce e picante característico. Elas são utilizadas secas ou frescas na preparação de diversos pratos quentes ou frios, e estão intimamente relacionadas à gastronomia italiana, onde são matéria prima principal de pestos e molhos. O manjericão combina-se perfeitamente com pratos que levam tomate, azeite, limão, carnes vermelhas, massas e queijos. Ele também é produzido em larga escala para a extração de óleo essencial, que é utilizado na indústria de alimentos, bebidas, perfumaria e outros produtos. Deve-se cultivá-lo sob sol pleno, em solo fértil, bem drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Pode ser plantado em vasos, ou diretamente em canteiros adubados. Suas pequenas flores atraem abelhas e o lugar ideal para o plantio do manjericão é próximo a cozinha, onde ficará disponível ao cozinheiro. Não tolera frio, geadas ou calor excessivo. Aprecia o clima subtropical, tropical e mediterrâneo. Não suporta muitas colheitas subseqüentes, exigindo o replantio. Multiplica-se facilmente por estacas de ponteiro, postas a enraizar na primavera ou por sementes.

ALECRIM

O alecrim também conhecido como alecrim de cheiro, alecrineiro, alecrinzeiro e rosmaninho é uma erva medicinal muito ramificada, seus arbustos podem alcançar 2 metros de altura e na época de floração desabrocham pequenas flores azuis. O alecrim possui propriedades digestiva e anti-infamatória e pode ser usado como remédio caseiro para tratamento de má digestão e reumatismo. Com o alecrim pode-se preparar um ótimo suco de ervas para cólicas menstruais. 
Seu nome cientifico é Rosmarinus officinalis L.
Para que serve:
O alecrim serve para o tratamento de depressão leve, fadiga, dor de cabeça, enxaqueca, má digestão, gases, tosse, sinusite, bronquite, problemas de concentração, fortalece a memória, gastrite e úlcera estomacal, artrite, artrose, reumatismo, cistite, menstruação irregular, cólica menstrual, tensão pré-mentrual (TPM).
Propriedades:
O alecrim possui propriedades fortificante; estimulante, anti-inflamatória; antiviral; antibacteriana, anti-reumática, diurética, aromática e antioxidante.
Modo de uso:
As partes usadas do alecrim são: As folhas e flores.
Chá de alecrim: Utilizar uma colher (de chá ) de folhas verdes ou secas de alecrim para cada 250 ml de água fervente.
Juntar os ingredientes numa panela e deixar descansar por 10 minutos. Em seguida coar e beber ainda morno. O chá de alecrim deve ser tomado 2 a 4 vezes.
Inalação:
Utilizar 2 colheres (de sopa) de folhas e flores secas de alecrim para 500 ml de água fervente. Juntar os ingredientes e deixar descansar por 10 minutos com a panela tampada. Em seguida colocar a panela sobre um lugar seguro, uma toalha sobre a cabeça e inspirar o vapor pelo nariz e soltar pela boca. É importante fazer a inalação com alecrim e evitar o contato com corrente de ar fria para tratamento de bronquite e sinusite.​
Como tempero:
Acrescentar as folhas ou um ramo de alecrim no preparo de carnes ou batatas assadas, por exemplo. Efeito colateral do alecrim O uso de doses elevadas de alecrim pode causar irritação gastrointestinal e dor nos rins. Contraindicações do alecrim O alecrim é contraindicado em caso de gravidez, problemas da próstata e gastroenterite. Deve ser evitado à noite por prejudicar o sono.
Fonte: Sobre Alecrim

Um comentário:

  1. Sempre tomo um cá de sálvia quando estou gripada, é muito bom!!!

    Obrigado pela visita no blog!!! Feliz ano novo, bjs!!!

    http://mulheradaadora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir