quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Hora de Iniciar....



Imagem Google
Olá, se você assim como eu está acima do peso. Acredite, é um bom momento para escolher um esporte para inserir no seu dia a dia. Para quem estar saindo da vida sedentária é recomendado alongar e iniciar em ritmo devagar. Sempre pratiquei esporte, mas admito que eu goste de esporte de impacto, me ajuda a desacelerar. Teve um tempo que amava praticar spinning, mas as academias por aqui em Salvador, quase não oferece e as poucas que oferecem tem um preço recheado.
Na falta de spinning, outra atividade que me identifiquei foi à corrida. Parece um esporte solitário, mas é para mim uma atividade relaxante e colabora para diminuir minha ansiedade. Para conseguir ser um corredor, antes de tudo, comece com caminhadas e aos poucos vá inserindo os trotes leves, dando preferência a terrenos planos e macios, para mais adiante consegui um gás para se tornar um maratonista. Vale a pena!
Nunca esqueça que deve consultar um cardiologista, afinal, não quero saber de ninguém desmaiando por excesso de atividade. Na hora do treino, reduza a velocidade, caso sua frequência cardíaca esteja em desequilíbrio. O ritmo ideal é com a frequência cardíaca baixa, de modo que as funções do organismo se mantenham em equilíbrio.
 Procure um acompanhamento de um preparador físico para orientar as intercaladas de caminhada e corrida. Aos poucos e com uma constância nas corridas, o seu condicionamento físico e desempenho vão evoluir. 
Neste processo, controle a respiração. Quanto mais ofegante você fica, mais a respiração deixa de ser automática. É preciso controlar o movimento de entrada e saída do ar para que não fique acelerado demais durante a corrida. "Costumo aconselhar os alunos com dificuldade de fôlego a fazer a respiração marcada por passos, ou seja, a cada três passos inspirando, faça os mesmos três passos expirando, até que isso seja feito naturalmente", indica o educador físico Paulo Pestana. Também pode fazer diferença evitar respirar somente com a boca, que pode aumentar a sensação de cansaço.
Se quiser iniciar uma atividade física, arraste o sofá, coloque o tênis e vamos avante com fé e perseverança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário