sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Hora do detox! Receitas de sucos para desinchar

Fonte: Nutrição Prática é Saudável
O suco detox recebe este nome, pois o fígado é o órgão mais importante no processo de DESTOXIFICAÇÃO, conhecido também por DETOX. “Ele transforma as toxinas que captamos do meio ambiente (ar poluído, alimentos contaminados com agrotóxicos e com aditivos alimentares, medicamentos, entre outros) em substancias que são eliminadas pela urina, fezes e bile. Promovendo esta limpeza do fígado, ou seja, promovendo a DETOX, facilitamos o processo de emagrecimento e de diurese, além da melhora de outros sintomas citados abaixo”, explica a nutricionista Mariana Duro.



Suco detox de cenoura com maçã 
Ingredientes
1/2 cenoura
1 maçã
1/2 pepino
1 colher de sopa de Chia
200 ml de água de coco
1 folha de couve
Hortelã a gosto
Modo de preparo
Bater todos os ingredientes no liquidificador. Coar se necessário.

 Suco desintoxicante “queima-pneu”
 Ingredientes
1 ameixa-preta seca
2 fatias de abacaxi
3 folhas de hortelã
1 copo (200 ml) de água de coco
1 colher (sopa) de semente de linhaça dourada
Modo de fazer
Deixe a ameixa hidratar por oito horas na água dentro da geladeira. Junte aos outros ingredientes e bata no liquidificador. Beba imediatamente sem coar.

Suco detox com gengibre 
Ingredientes
200 ml de suco de uva integral
1 limão com casca
Gengibre a gosto
Canela a gosto
Modo de preparo
Bata bem todos os ingredientes no liquidificador e coe em seguida.

Fica a dica
Está na correria e não tem tempo para preparar os sucos? Fica a dica do suco detox Monstro, da do bem. A bebida é resultado de um mix de folhas, frutas, hortaliças e verduras. Fica tranquila(o), esse suco verde é natural, não contém conservantes, açúcar e nenhum outro aditivo químico ;)

 Crédito das receitas: Bolsa de Mulher *

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Azeite de Hortelã



Ingredientes
 1 xícara (de chá) de folhas de hortelã
 1 xícara (de chá) de azeite de oliva extra virgem

Modo de Preparo
Retire todas as folhinhas da hortelã (você não vai usar os talinhos). Lave e seque muito bem. Coloque no liquidificador junto com o azeite e bata até triturar todas as folhas. Eu deixei com as folhinhas trituradas dentro dele, mas se você quiser pode passar por uma peneira de malha bem fina e ficar só com o azeite aromatizado. Coloque em um vidro com tampa.



Sugestão de uso:
 Use para temperar quibe tanto o assado quanto o frito.
 Fica muito bom para temperar saladas e tabule.
 Especialmente bom para regar carne de cordeiro, mas também fica bom com carne suína.

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Panquequinhas de Clara

Fonte: Mais Você

Ingredientes
9 claras;
75 g de fécula de batata;
150 ml de água;
 ½ colher (chá) de pimenta tabasco;
 sal e pimenta-do-reino a gosto;
 1 colher (sopa) de óleo.

Recheio
carne moída refogada;
queijo com presunto.

Modo de preparo:
Numa tigela coloque 9 claras, 75 g de fécula de batata e 150 ml de água, ½ colher (chá) de pimenta tabasco, sal e pimenta-do-reino a gosto e com um batedor de arame bata bem. Enquanto mexe retire a espuma que se forma com uma escumadeira. Reserve esta massa. Aqueça uma frigideira antiaderente untada com óleo e despeje uma porção da massa (feita acima) forrando o fundo. Doure de um lado (+/- 1 minuto), retire com uma espátula, reserve e cubra com um pano. Repita o mesmo procedimento até terminar a massa. Coloque uma porção de recheio em cada disco de massa e enrole formando uma panqueca. Sirva em seguida com o molho de sua preferência.

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Pão de microondas

Postado no site: Sabores do Sul


Ingredientes:
 - 1 ovo (pode ser apenas a clara)
 -1 col sopa de farelo de aveia (pode trocar por outra farinha)
 - 1 col sopa de iogurte desnatado OU 1 col sopa de água
 - 1 col café de fermento em pó (de bolo)
 - Pode adicionar ervas secas ou sementes.

 Modo de preparo:
Junte todos os ingredientes e misture bem com um garfo ou mixer. Coloque em uma pequena travessa e não é preciso untar, de cerâmica por exemplo. Leve ao microondas na potência alta por cerca de 2 minutos e 20 segundos. Depois de pronto, eu corte ao meio e doure na frigideira quente ou grill. Ele fica bem fininho mesmo e às vezes é difícil cortar. Recheie como desejar.

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Dieta sem glúten evita doenças e ajuda a emagrecer

matéria publicada : GNT - Bem Estar
Getty Imagens - Informação site

nutricionista sugere cardápio que pode ser seguido por qualquer pessoa

 Por Renata Demôro

Retirar o glúten da dieta está na moda, mas você sabe os benefícios que uma alimentação sem esta substância pode trazer? “O glúten é uma proteína presente na farinha de trigo, centeio, cevada, malte e aveia. Ela provoca inflamações que podem gerar inchaço, dores articulares e indisposição. Retirar a substância do cardápio elimina estes problemas e ainda ajuda na perda de peso”, explica a nutricionista Andréa Santa Rosa.

Retirada do glúten estimula o metabolismo Pessoas com intolerância ao glúten, ou celíacos, não podem ingerir alimentos que contenham a substância, já que ela impede a correta absorção de nutrientes pelo intestino. Os portadores de sensibilidade ao glúten também precisam evitar ao máximo o seu consumo, mas os benefícios da dieta sem esta proteína podem ser percebidos por qualquer pessoa. “Eliminar o glúten da dieta provoca a redução no grau de inflamação do organismo. Assim, o metabolismo volta a funcionar normalmente, o que promove a diminuição da retenção de líquidos, perda drástica e rápida de peso, correta absorção dos nutrientes pelo intestino e prevenção de doenças não transmissíveis, como a obesidade e complicações cardiovasculares”, diz a nutricionista.

Jornada Mundial da Juventude fornecerá alimentação livre de glúten De acordo com dados da Fenacelbra (Federação Nacional das Associações de Celíacos do Brasil), estima-se que o número de portadores de doença celíaca no Brasil chegue a dois milhões, a grande maioria sem diagnóstico correto.
Pensando nestes números, a Jornada Mundial da Juventude, que acontece entre os dias 23 e 28 de julho, no Rio de Janeiro, contará com kits de alimentação sem glúten. Os organizadores do evento, que esperam reunir cerca de 2,5 milhões de católicos para a primeira visita do Papa Francisco ao país, fornecerão 10% de kits sem glúten. A ideia é atender portadores de doença celíaca e também aqueles que apresentam alguma sensibilidade a esta proteína.

Glúten, o super vilão 1 Alimentos que contêm glúten Pães, massas, tortas, farinha para preparo de bolo, massas, biscoitos, pizzas, panquecas, nhoque, lasanha, salame, salsicha, alimentos empanados, waffles, cereais matinais, sopas prontas, cerveja, doces, molhos de soja, teriaki e alguns próprios para saladas.

Hoje já é possível encontrar, em lojas de produtos naturais, alguns destes alimentos em versões sem glúten, produzidos com alimentos alternativos. Consumo de carne processada eleva risco de morte precoce 2

Alimentos permitidos na dieta sem glúten Tapioca, feijões, quinoa, chia, linhaça, milho, laticínios, batata, arroz, castanhas, sementes, mandioca, frutas, vegetais, carnes e cereais produzidos sem trigo, cevada ou malte, entre outros.

Cardápio sem glúten
A seguir, a nutricionista Andréa Santa Rosa sugere um cardápio livre de glúten, que ajuda a perder peso

Opções de
café da manhã: - 1 unidade de tapioca com 1 ovo caipira mexido + ½ copo de suco de uva integral OU - 1 fatia de pão sem glúten + 1 colher de sopa de geleia de frutas vermelhas + 1 xícara de chá OU - 3 torradas sem glúten com pasta de tofu, azeite de oliva e manjericão + ½ papaya + ½ copo de leite de arroz com café OU - Shake completo: 1 porção de frutas + 1 copo de leite de amêndoas ou arroz + 1 colher de chá de semente de linhaça ou chia + 1 colher de chá de biomassa de banana verde
Lanche da manhã: - 5 damascos OU - 1 maçã verde OU - 1 copo de suco de uva integral OU - 1 xícara de chá de frutas com 1 colher de chá de farinha de linhaça estabilizada
Almoço: - Mix de alfaces com tomate cereja e azeite aromatizado com manjericão + 3 colheres de sopa de arroz 7 grãos + 1 xícara de brócolis refogado com alho em lascas + 1 unidade de filezinho de frango na chapa OU - Mix de rúcula com tomate cereja + 1 porção de filé de tilápia ou salmão com azeite de ervas e champignon + 3 colheres de sopa de repolho roxo com gengibre + 3 colheres de sopa de lentilha refogada com cenoura em lascas OU 3 colheres de sopa de legumes grelhados na salsa + 1 pedaço médio de lasanha de berinjela com tofu e tomate grelhado + 2 colheres de sopa de quinoa refogada com abobrinha e cenoura OU - Mix de folhas com gergelim, azeite e limão + 1 xícara de chá de macarrão sem glúten (à base de quinoa ou arroz) com legumes + 1 porção de filé grelhado com tomilho
Lanche da tarde: - 1 pires de fruta picada com 1 colher de sobremesa de semente de chia OU - 1 barra de cereal orgânica sem glúten OU - 1 torrada de pão sem glúten com 1 fio de azeite de oliva e ervas + 1 xícara de chá OU - 2 colheres de sopa de mix de oleaginosas (castanhas, nozes, damasco e amêndoas)
Jantar: - Salada de alface roxa, cenoura, brócolis e maça verde + 1 filé de peixe grelhado + 3 colheres de sopa de arroz integral com lentilhas OU - Mix de folhas verdes temperadas com limão e azeite + 3 colheres de sopa de tabule de quinoa + filé de frango assado com ervas desidratadas OU - 1 prato raso de salada com atum, vagem, cenoura, tomate, palmito, alface lisa, salsinha, vinagre de maça, azeite e limão OU - 1 prato raso de salada de rúcula com castanhas do Pará (2 unidades picadas) + 1 filé de salmão no alho e limão

sábado, 18 de janeiro de 2014

Dieta da sopa da Ana Maria Braga

Fonte: Dieta e Beleza
Para seguir a dieta da sopa você vai precisar destes ingredientes:
 ◗ 3 berinjelas
 ◗ 3 nabos
◗ 4 maços de cebolinha verde
◗ 4 latas de purê de tomates (680 g)
 ◗ 3 maços de salsão
◗ 3 repolhos grandes
◗ 3 pacotes de sopa de cebola (70 g)
 ◗ 3 cebolas
 ◗ 9 cenouras
◗ 3 vagens
 ◗ 1 pacote de sal
◗ curry
 ◗ salsinha
 ◗ pimenta-do-reino

Contra-indicações A maior preocupação do médico está nas pessoas que não podem seguir esse regime. Portanto, se você se enquadrar em um dos itens abaixo, prefira uma dieta flexível ou procure uma nutricionista e faça um plano individual: ✔ grávidas; ✔ mulheres na fase de amamentação podem sofrer alteração na produção de leite; ✔ diabéticos que tomam remédios ou insulina; ✔ pessoas com problemas intestinais graves; ✔ crianças.

Se surgirem dúvidas sobre as contra-indicações, a dica é procurar orientação médica.

 Cardápio limitado em horários maleáveis Apesar de conhecido por sua restrição, o menu é flexível no que diz respeito ao tempo. Ou seja, seguindo a lista de compras, você pode consumir os alimentos, ao longo do dia, como preferir.
 Vamos ao cardápio
Segunda-feira
 Café da manhã 1 xíc. (chá) de café, chá ou 200 ml de suco de uva (sem açúcar) 1 fatia de melão Lanche da manhã 1 fatia média de melão Almoço sopa à vontade 1 fatia média de melancia Lanche da tarde 1 fatia de melão Jantar sopa à vontade Ceia 1 fatia de melão
 Terça-feira
 Café da manhã Sopa à vontade Lanche da manhã Chá de ervas com adoçante à vontade 1 fatia média de melão Almoço Salada de folhas à vontade, temperada com pouco sal e vinagre ou limão Lanche da tarde Sopa à vontade Chá, café com adoçante à vontade Jantar Sopa à vontade 1 batata grande cozida Ceia 1 fatia de melão
 Quarta-feira
Café da manhã 1 xíc. de chá ou café com adoçante 1 fatia média de melão Lanche da manhã 1 maçã 200 ml de suco light Almoço Salada de folhas à vontade; ½ tomate; chuchu e abobrinha à vontade cozidos, temperados com sal e limão Sopa à vontade 1 fatia de melancia Lanche da tarde 1 goiaba Jantar Salada de folhas à vontade Sopa à vontade Ceia 1 fruta
 Quinta-feira
Café da manhã 1 xíc. (chá) de leite desnatado com café e adoçante 1 banana Lanche da manhã 1 banana Almoço Sopa à vontade 1 banana Lanche da tarde 1 banana Jantar Sopa à vontade 1 banana Ceia 1 pote de iogurte light
 Sexta-feira
Café da manhã Chá de ervas com adoçante à vontade Lanche da manhã Sopa à vontade Chá de ervas com adoçante à vontade Almoço Salada de folhas e tomate à vontade 2 bifes grelhados Lanche da tarde Sopa à vontade Jantar Salada de folhas e tomate, temperada com sal e limão, 1 bife grelhado Ceia Sopa à vontade
 Sábado
 Café da manhã Chá à vontade Lanche da manhã Sopa à vontade Almoço 2 filés de frango Legumes cozidos no vapor Lanche da tarde 1 banana Jantar 1 filé de frango Legumes cozidos Ceia Sopa à vontade
 Domingo
 Café da manhã 200 ml de suco de fruta natural, com adoçante Lanche da manhã 1 maçã Almoço Salada de folhas à vontade, temperada com sal e limão 3 col. (sopa) de arroz 3 col. (sopa) de feijão, grão-de-bico ou lentilha Sopa à vontade Lanche da tarde 200 ml de suco de fruta, com adoçante Jantar Salada de folhas verdes temperada com sal e limão, à vontade Sopa à vontade Ceia 200 ml de suco de fruta, com adoçante

 A Sopa de Legumes
 Calorias: 250, a receita de 3 litros
Tempo de preparo: 60 min
. Rendimento: 3 litros Ingredientes ● 1 berinjela média cortada em cubos ● 1 nabo médio cortado em cubos ● 2 maços de cebolinha verde picados ● 2 latas de purê de tomates (680 g) ● 1 maço de salsão (aipo) picado ● 1 repolho grande fatiado ● 1 pacote de sopa de cebola (70 g) ● 1 cebola média picada ● 3 cenouras médias cortadas ● 2 xíc. (chá) de vagem picada ● sal a gosto ● curry, salsinha e pimenta-do-reino a gosto ● 4 litros de água Modo de fazer 1. Numa panela grande, ou em duas, refogue a cebola e junte todos os outros ingredientes. Cubra com água. 2. Ferva por 10 min. Abaixe o fogo. Junte os temperos, inclusive o sal. 3. Mantenha o ponto de fervura por aproximadamente 40 min. ou até que os vegetais fiquem macios e diminua a quantidade de água.

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Peixe Assado Inteiro Recheado com Tomates e Ervas

Peixe Assado Inteiro
Fonte: Aqui na Cozinha

 

Ingredientes:

1 peixe inteiro com um bom tamanho (eu fiz 2 peixes)
2 tomates picados
1/2 cebola
1 colher (de chá) de tomilho (usei o seco)
1 colher (de chá) de manjericão
1 colher (de chá) de alecrim
1 colher (de chá) de sal
2 dentes de alho amassados
Suco de 1 limão

 Modo de Preparo

Peça ao peixeiro para limpar, tirar as escamas e abrir o peixe (limpando por dentro). Lave bem e seque com papel toalha. Eu dei uns cortes no peixe para penetrar melhor o tempero (veja a foto). Tempere o peixe com um pouco de sal, o alho e o suco de limão. Deixe nesse tempero por pelo menos 1 hora. Em um recipiente misture o tomate picado, a cebola, o tomilho, o manjericão, o alecrim e o sal. Abra o peixe e coloque os tomates temperados (veja foto 5). Unte uma assadeira com óleo, coloque umas fatias de cebola por baixo do peixe e leve para assar no forno médio. Assim que o peixe dourar está bom. O tempo vai depender do tamanho do peixe e do seu forno. O meu ficou 20 minutos

PENSE NISSO!


quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Mousse Delícia Light


Dá pra acreditar nesta consistência?

Receitinha
1 xícara de leite em pó desnatado (usei Molico)
1/2 xícara de água gelada
1/2 pacotinho de suco Clight

Misture bem o leite e o suco, Acrescente a água aos pouquinhos e bata com o mixer ou liquidificador. Coloque pra gelar e prontinho.

De limão e maracujá deve ficar muito bom!!!

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Nutrólogo



Nas minhas andanças virtuais, encontrei este vídeo do programa da Eliana, no SBT. O conteúdo é baseado em dicas dada pela nutróloga Liliane. Achei bastante oportuno e esclarecedor.

VOCÊ SABE O QUE FAZ UM NUTRÓLOGO?
Fonte: Hangar

O que faz um nutrólogo? 
A nutrologia estuda o diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças relacionadas ao comportamento alimentar. É importante lembrar que o nutrólogo não deve ser confundido com nutricionista. Desde 17 de setembro de 1991, a Lei n° 8.234, diz que somente um nutricionista pode prescrever uma dieta e a educação nutricional, já ao nutrólogo cabe prescrever uma nutrição parenteral (na veia) em pacientes que estejam hospitalizados. A nutrologia pesquisa e avalia os nutrientes presentes nos alimentos, na alimentação e no organismo, podendo ser tanto nas condições de saúde como de doença. Oferece nutrientes e fotoquímicos adequados ao nosso organismo, reduzindo assim o risco de doenças crônicas não-transmissíveis como a obesidade, diabetes, câncer e hipertensão. Os especialistas nesta área dão orientações sobre qual alimentação é a mais equilibrada para corrigir o peso e manter a saúde e acompanhar pessoas com necessidades mais especificas como atletas, idosos e crianças.

Mas qual a diferença entre nutrólogos e nutricionistas?
O nutrólogo avalia, por meio de exames, a carência ou o excesso de nutrientes no organismo e determina a ingestão adequada das proteínas ou vitaminas para que o paciente alcance as substâncias corretas ao seu perfil. Já o nutricionista está capacitado a fazer avaliações nutricionais e diagnosticar clinicamente deficiências alimentares. O nutricionista também pode indicar o uso de suplementos, se for necessário. Por ser formado inicialmente em medicina, o nutrólogo está apto a receitar remédios, enquanto o nutricionista trabalha com fitoterápicos cujas indicações terapêuticas estejam relacionadas ao campo da nutrição. Ambas as profissões trabalham em conjunto e são de extrema importância para uma vida saudável.

Quando procurar um nutrólogo... 
· Para diagnosticar doenças nutricionais e a realização de exames diagnósticos;
 · Para identificar erros e hábitos alimentares inadequados;
 · Para esclarecer que doenças nutricionais podem ocasionar doenças mais simples como anemia e carência de vitaminas, até doenças mais complexas como hipertensão arterial, diabetes mellitus, anorexia nervosa e osteoporose;
· Para esclarecer quais são as substancias benéficas e maléficas nos alimentos e como utilizá-los para viver mais e melhor; · Ele pode propor uma mudança de hábitos de vida e de hábitos dietéticos que possa prevenir doenças;
 · Para fazer um acompanhamento sistemático do estado nutricional e check-ups nutrológicos;
 · Para propor uma reeducação alimentar adequada; · Quando necessitar de uma alimentação adequada na gravidez; · Quando necessitar de controle da dislipidemia (distúrbio do colesterol).
 (Com informações da Associação Brasileira de Nutrologia)

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Gengibre

Gengibre: raiz emagrecedora e anti-inflamatória
Alimento termogênico, vegetal favorece o sistema digestivo, respiratório e circulatório

Matéria publicada: Minha vida

Imagem site

O que é gengibre

Vegetal nativo da Ásia, o gengibre é uma raiz tuberosa usada tanto na culinária quanto na medicina. A planta assume múltiplos benefícios terapêuticos: tem ação bactericida, é desintoxicante e ainda melhora o desempenho do sistema digestivo, respiratório e circulatório. O gengibre também é um reconhecido alimento termogênico, capaz de acelerar o metabolismo e favorecer a queima de gordura corporal. Outros nomes do gengibre: Mangarataia, mangaratiá.

Principais nutrientes:
O gengibre apresenta uma substância chamada gingerol, dotada de propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que protegem o organismo de bactérias e fungos.
O gingerol é responsável pelo sabor picante do gengibre. As propriedades terapêuticas do gengibre se devem à ação conjunta de várias substâncias, principalmente encontradas no óleo essencial do gengibre, rico nos componentes medicinais cafeno, felandreno, zingibereno e zingerona.
O gengibre também é rico em substâncias termogênicas que ativam o metabolismo do organismo e potencializam a queima de gordura corporal. A raiz é composta por vitamina B6, assim como nos minerais potássio, magnésio e cobre, mas tais propriedades se tornam pouco relevantes levando-se em conta o consumo diário da planta. Como trata-se de uma especiaria, bastam pequenas quantidades do gengibre no chá ou preparações culinárias para aromatizar as preparações. Note que a tabela de valores nutricionais abaixo considera 100g de gengibre, porém o uso numa receita pode não alcançar a 2g.

Benefícios:
O gengibre é referência quando se fala em problemas estomacais, pois combate enjoos, gases, indigestão, náuseas causadas pelo tratamento do câncer e perda de apetite. Também auxilia na digestão de alimentos gordurosos. Não é à toa que uma substância presente na raiz do gengibre é usada na fabricação de medicamentos laxantes, antigases e antiácidos. Gengibre combina com comida japonesa A raiz também é bastante utilizada para combater o mau hálito, cólica menstrual e até ressaca. Graças ao poder anti-inflamatório, o gengibre ainda é usado para aliviar dores decorrentes da artrite, dores musculares, infecções do trato respiratório, tosse e bronquite. A planta integra a formulação de xaropes por causa de sua ação anti-inflamatória e antibiótica. O óleo extraído do vegetal é apontado como eficaz no tratamento de queimaduras. Além disso, o gengibre desempenha um importante papel na dieta, pois estimula olfato e paladar, contribuindo com a diminuição do uso do sal para temperar os alimentos. O chá, por sua vez, aumenta o consumo de líquidos, favorecendo a hidratação e ajudando a eliminar as toxinas.

Por que o gengibre ajuda a emagrecer?
Todas as atividades realizadas pelo corpo consomem energia. Isso inclui o processo digestivo, que pode ser usado a seu favor para emagrecer quando o que está em questão são os alimentos termogênicos, como o gengibre. Esses alimentos são capazes de aumentar o gasto calórico do organismo durante a digestão e o processo metabólico. Quanto mais difícil for a digestão do alimento, maior será o seu poder termogênico. As substâncias termogênicas contidas no gengibre têm a capacidade de aumentar a temperatura corporal, acelerando o metabolismo e aumentando a queima de gordura. A termogênese é um processo regulado pelo sistema nervoso e interferências neste sistema podem favorecer o emagrecimento. O gengibre pode aumentar o gasto calórico em mais de 10%. No entanto, sabe-se que não existem milagres quando o assunto é perder peso. Para que o consumo de gengibre com este objetivo mostre resultado, é necessário aliá-lo à dieta regrada e exercícios físicos.

Como consumir:
O gengibre pode ser consumido cru, em conserva, como chá ou como óleo. Ele ainda é usado em alimentos e bebidas como agente aromatizante.
Chá de gengibre Chás: a infusão de pedaços frescos de gengibre é utilizada no tratamento de gripes, tosses e resfriados. Além de ser um relaxante eficaz, hidrata o corpo e ajuda a eliminar as toxinas, ajudando também no emagrecimento, devido à sua ação termogênica. O preparo consiste em deixar raízes, cascas ou talos de molho por cerca de 30 minutos e, após esse período, acrescentar água e levar o gengibre ao fogo por mais de 30 minutos
Na panela: o gengibre pode ser utilizado no preparo de pratos doces e salgados da culinária. Pode ser encontrado desidratado, fresco, em conserva ou cristalizado. Cuide para não substituir uma forma pela outra nas receitas, pois seus sabores são distintos
Sucos: tem ação anti-inflamatória, favorecendo a eliminação de toxinas do organismo. O suco gera mais disposição para o corpo, melhora a aparência da pele e o funcionamento do intestino. Para ficar mais saboroso, bata no liquidificador com abacaxi, hortelã ou raspas da casca do limão.
Pedaços: mastigar as lascas de gengibre, assim como chupar a bala, ajuda a aliviar a rouquidão e irritações na garganta, mas é preciso atenção, pois, elas somente mascaram a dor. O gengibre irá aliviar os sintomas até que o corpo se encarregue de curar a doença.

Contraindicações para o consumo:
A princípio, o consumo do gengibre é seguro para a maioria das pessoas. A ingestão da raiz por gestantes é controversa. Alguns especialistas defendem que o gengibre pode afetar os hormônios sexuais do feto e até favorecer um aborto. Estudos sugerem, entretanto, que o risco de malformação em recém-nascidos de mulheres que faziam uso de gengibre não se mostrou mais elevado do que o normal. Descobrir A raiz também não tem relação com malformações ou partos prematuros. Mesmo assim, recomenda-se que o alimento seja evitado especialmente perto da data do parto, pois ele pode aumentar o risco de hemorragia. Não se sabe muito a respeito da segurança do consumo de gengibre no período de amamentação e, por isso, o ideal é que ele seja evitado. O consumo de alimentos termogênicos, como o gengibre, não é recomendado para quem tem hipertireoidismo, visto que o metabolismo já está muito elevado, o que aumenta o risco de perda de massa muscular. Além disso, crianças e gestantes, pessoas com cardiopatias, enxaqueca, úlcera e alergias não devem abusar dos alimentos termogênicos, pois eles podem levar a aumento da pressão arterial, hipoglicemia, insônia, nervosismo e taquicardia.

Riscos do consumo:
O gengibre pode favorecer hemorragias e, por isso, deve ser evitado por pacientes com distúrbios hemorrágicos. Além disso, a raiz mostrou piora em quadros de doenças cardíacas, devendo ser banidas da dieta, neste caso. O vegetal ainda diminui os níveis de glicose no sangue, podendo ser necessário o reajuste das doses de insulina por pessoas que sofram de diabetes. Efeitos colaterais do consumo de gengibre Há relatos de azia, diarreia e desconforto estomacal após o consumo de gengibre. Neste caso, ele deve ser excluído da dieta. Interações com o gengibre O gengibre retarda a coagulação sanguínea, sendo contraindicado para pacientes que já fazem usos de medicamentos anticoagulantes por aumentar o risco de hematomas e sangramentos. A raiz ainda diminui os níveis de glicose no sangue, podendo ser perigosa para quem toma medicamentos para controle do diabetes. Como eles já tem a função de reduzir o açúcar no sangue, o consumo do vegetal pode reduzir ainda mais a glicemia, oferecendo perigo de hipoglicemia ao paciente. Saiba mais Sete alimentos que ajudam a emagrecer Derrube mitos sobre alimentos termogênicos Também devem se precaver indivíduos que fazem uso de medicamentos para diminuição da hipertensão. A raiz age de forma a diminuir a pressão arterial, que pode ficar muito baixa com o uso concomitante do remédio, oferecendo riscos cardíacos ao paciente. Para obter os benefícios termogênicos do gengibre, o ideal é o consumo diário, mas dentro de um limite estabelecido para que o aumento do metabolismo não se torne prejudicial. No caso do gengibre, é recomendada uma fatia média ou uma colher de café da forma em pó.


Gelado de Abacaxi

Gente, achei esta receita bacana. Fiz e ameiii! Vale a pena, na próxima tentarei com outra fruta.
Aproveitem! Aproveite o calorzão e invista nas receitas leves e saudáveis.

Imagem do site

Ingredientes:
2 xícaras de abacaxi picadinho sem o miolo (em torno de 500g)
500 ml de água
4 colheres (sopa) de açúcar
2 caixinhas ou envelopes de gelatina sabor abacaxi
400 ml (ou 2 caixinhas) de creme de leite

Modo de Preparo:

Leve o abacaxi com a água e o açúcar para ferver. Assim que ferver, mantenha no fogo por 1 minuto, desligue e misture as duas gelatinas (somente o pó) e na sequência o creme de leite. Use um batedor de arame para não ficar com pelotinhas do creme de leite.

Atenção: Se o abacaxi estiver bem doce, talvez você não precise dessa quantidade de açúcar, depende do gosto de cada um. Você pode colocar apenas 2 colheres e ao final (depois de acrescentar todos os ingredientes) você prova. Se achar necessário, pode colocar mais um pouco. Leve à geladeira para endurecer.

Dica:
Nos dias de calor invista em sobremesas práticas e leves. O blog Panelaterapia preparou uma receita fácil para refrescar os dias mais quentes, o Gelado de Abacaxi. Rende seis porções. Quem preferir a versão diet ou light a dica é utilizar a gelatina zero açúcar, adoçante e creme de leite light. Separe os ingredientes e mãos à obra!

Fonte: Nutrição Prática é Saudável

Ano Novo!

Imagem Google
Bom Dia, amigos e amigas! Enfim, o novo ano chegou. Para alguns o recomeço para alguns objetivos que não foram alcançados e para outros a continuação de um compromisso de vida. Espero que não tenham abusado muito nas festas de final de ano, mas caso tenha acontecido nada está perdido, tudo pode ser recuperado.
Este ano tentarei estar presente todos os dias, dando dica e falando um pouco sobre meu dia a dia para reverter meu estilo de vida. Não posso negar, mas modificar os pensamentos e os hábitos dá trabalho e precisa de tempo e dedicação.
Mas vamos em frente!
Para todos, um novo ano cercado com muito amor.

Magáh