quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Nutrólogo



Nas minhas andanças virtuais, encontrei este vídeo do programa da Eliana, no SBT. O conteúdo é baseado em dicas dada pela nutróloga Liliane. Achei bastante oportuno e esclarecedor.

VOCÊ SABE O QUE FAZ UM NUTRÓLOGO?
Fonte: Hangar

O que faz um nutrólogo? 
A nutrologia estuda o diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças relacionadas ao comportamento alimentar. É importante lembrar que o nutrólogo não deve ser confundido com nutricionista. Desde 17 de setembro de 1991, a Lei n° 8.234, diz que somente um nutricionista pode prescrever uma dieta e a educação nutricional, já ao nutrólogo cabe prescrever uma nutrição parenteral (na veia) em pacientes que estejam hospitalizados. A nutrologia pesquisa e avalia os nutrientes presentes nos alimentos, na alimentação e no organismo, podendo ser tanto nas condições de saúde como de doença. Oferece nutrientes e fotoquímicos adequados ao nosso organismo, reduzindo assim o risco de doenças crônicas não-transmissíveis como a obesidade, diabetes, câncer e hipertensão. Os especialistas nesta área dão orientações sobre qual alimentação é a mais equilibrada para corrigir o peso e manter a saúde e acompanhar pessoas com necessidades mais especificas como atletas, idosos e crianças.

Mas qual a diferença entre nutrólogos e nutricionistas?
O nutrólogo avalia, por meio de exames, a carência ou o excesso de nutrientes no organismo e determina a ingestão adequada das proteínas ou vitaminas para que o paciente alcance as substâncias corretas ao seu perfil. Já o nutricionista está capacitado a fazer avaliações nutricionais e diagnosticar clinicamente deficiências alimentares. O nutricionista também pode indicar o uso de suplementos, se for necessário. Por ser formado inicialmente em medicina, o nutrólogo está apto a receitar remédios, enquanto o nutricionista trabalha com fitoterápicos cujas indicações terapêuticas estejam relacionadas ao campo da nutrição. Ambas as profissões trabalham em conjunto e são de extrema importância para uma vida saudável.

Quando procurar um nutrólogo... 
· Para diagnosticar doenças nutricionais e a realização de exames diagnósticos;
 · Para identificar erros e hábitos alimentares inadequados;
 · Para esclarecer que doenças nutricionais podem ocasionar doenças mais simples como anemia e carência de vitaminas, até doenças mais complexas como hipertensão arterial, diabetes mellitus, anorexia nervosa e osteoporose;
· Para esclarecer quais são as substancias benéficas e maléficas nos alimentos e como utilizá-los para viver mais e melhor; · Ele pode propor uma mudança de hábitos de vida e de hábitos dietéticos que possa prevenir doenças;
 · Para fazer um acompanhamento sistemático do estado nutricional e check-ups nutrológicos;
 · Para propor uma reeducação alimentar adequada; · Quando necessitar de uma alimentação adequada na gravidez; · Quando necessitar de controle da dislipidemia (distúrbio do colesterol).
 (Com informações da Associação Brasileira de Nutrologia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário