quinta-feira, 25 de julho de 2013

Orientações básicas para perder o peso

Bom dia!

Sei o quanto leva tempo para que estejamos de fato comprometido a cuidar de nós mesmo e amar nosso corpo, ao ponto de abdicar das tentações e ter uma vida de forma saudável, baseada em alimentos e hábitos saudáveis, mas segue a dica que me nutricionista me deu:


  1. Seja paciente. Seu corpo não pode mudar hábitos antigos, de um dia para o outro. Se reincidir no erro, não se zangue consigo mesmo. SEJA PERSEVERANTE!
  2. Estabeleça metas razoáveis. Meio quilo ou um quilo por semana, é o bastante!
  3. Adote uma atitude positiva. Seguir dieta, não deve ser um castigo. É um meio de proporcionar-lhe mais saúde e melhor aparência.
  4. Faça uso moderado de bebidas alcoólicas. A maioria das bebidas tem alto conteúdo calórico, além de não possuir nenhum nutriente, ou seja, não lhe trará nenhum benefício. Se você não abre mão da cerveja, experimente as versões sem álcool. Você aprecia o sabor, mas não consome as caloria do álcool.
  5. Coma devagar. Mastigue com cuidado. Muitas vezes continuamos a comer muito, depois do tempo em que devíamos ter parado, para comer depressa.
  6. Faça exercício ao ar livre e desperte seu corpo para a atividade física regular. Esse é um hábito que você deve adquirir o mais rápido possível, pois é uma prática sadia, integradora e anti-estressante. Porém, não faça sem um bom profissional para orientá-lo. Seu corpo tem limitações e você deve conhecê-los, passando por um minucioso e elaborado processo de avaliação, pois é fundamental saber como se comportam sua pressão arterial e sua frequência cardíaca durante o esforço físico.
  7. Beba água, ou qualquer outro líquido, somente meia hora antes das principais refeições ou duas horas após. Beba líquido em outros horários principalmente água e sucos de frutas, pois eles guardarão sua saúde. Evite refrigerantes e bebidas gaseificadas.
  8. Aumente as fibras em sua dieta. Isso pode evitar problemas intestinais e proporcionar o volume suficiente para aliviar a sensação de vazio. Para isso, coma frutas e hortaliças frescas (repolho, brócolis, alface, couve-flor, cenoura, maçã, pêra, figo e outros produtos fibrosos). Adicione aveia, linhaça, gergelim, granola e outros cereais naturais de sua preferência.
  9. Não passe fome e não caia na loucura de cortar tudo na sua alimentação, para depois cair em excesso. 
  10. Aprenda a conhecer a fome. Pergunte-se, se aquilo que está sentido não será outra coisa como fadiga, sede, aborrecimento ou até mesmo solidão.
  11. Procure beber pelo menos 3 litros de água ao longo do dia.
  12. Abasteça a geladeira com iogurtes de polpa de fruta, pudins e gelatinas light. Eles ajudam a aliviar o desejo por doces.
  13. Se o grelhado parece insosso, uma opção para melhorar o sabor é acrescentar ervas e especiarias.
  14. Faça uma lista dos alimentos que estão faltando e compre somente o que tiver relacionado. O planejamento é fundamental para evitar o consumo exagerado.
  15. Providencie uma grelha vazada para preparo das carnes. Assim, a gordura eliminada não entra em contato com o alimento.
  16. Procure resistir aos carboidratos no jantar. À noite, enquanto você dorme, eles são armazenados sob forma de gordura.
  17. Modere a quantidade de molhos, como mostarda e catchup. Eles são riquíssimos em calorias e pobres em nutrientes.
  18. Cuidado com biscoitos recheados e salgadinhos industrializados. Eles contem grande quantidade de gordura hidrogenada e, no caso dos salgadinhos, glutamato monossódico.
  19. Retire sempre a pele das aves antes de cozinhar e a gordura aparente das carnes vermelhas.
  20. Carregue sempre um "pronto-socorro" na bolsa, com alimentos leves, como barrinhas de cereais, bolachas integrais e frutas secas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário