TOMILHO
Tomilho é uma erva aromática que quando bem usada pode transformar um simples frango grelhado em algo cheio de sabor e perfume, o tomilho é fonte de vitaminas C, D e Complexo B e também possui boa quantidade de iodo, sódo, silica e sulfato. Se sabe que existem mais de 100 tipos de tomilho, mas na culinária são usadas apenas 3 tipos de tomilho.
Veja abaixo
Tomilho Limão: Tem perfume alimoado é deve ser usado fresco. É ótimo para aromatizar biscoitos, pães, muffins e também pode ser utilizado em pratos salgados com base em peixes ou frangos.
Tomilho Alcarávia: É difícil encontrar, mas combina perfeitamente com alho, vinho e pratos com carne. Tomilho Jardim: Tem perfume amadeirado e pode ser usado a versão seca, ele é facilmente encontrado nos mercados o ano todo.
Como Comprar: Ao comprar tomilho fresco, escolha os que estão as folhas verdes e sem danos, veja também se suas “flores” estão bem fixas nos caules. Ao comprar tomilho seco, verifique a validade e se a embalagem não possui furos.
Como Conservar: Fresco: Guarde em um saco plástico bem fechado na geladeira na parte inferior ou em um copo de água gelada. Seco: Guarde em um recipiente fechado e longe da luz, ele pode ser guardado por 6 meses.
Como Usar
Tomilho Fresco: Remova as folhas dos talos passando as mãos de cima para baixo e pique bem para liberar todo o aroma do tomilho. Ou use pequenos ramos em sopas, caldos e molhos.
Fonte: Poder Aromatizante do Tomilho
SÁLVIA
A sálvia de nome científico Salvia officinalis é uma planta medicinal que pode ser utilizada no tratamento de diversas doenças.
Propriedades:
Contém óleo essencial contendo pineno, princípio amargo, tanino, resina, cânfora, saponina e outros. Com atuação anti-inflamatória, anti reumática, balsâmica, cicatrizante, digestiva, sudorífica e tônica.
Modo de uso:
Em forma de tintura: Tomar de 40 a 50 gotas, 3 vezes ao dia.
Em forma de chá: para cada 250 ml e água fervente, acrescente 2 colheres de chá de erva deixe descansar por 10 minutos. A seguir coe e faça gargarejos no caso de inflamações das mucosas da boca, amigdalites, faringite ou esofagite. Efeitos colaterais da sálvia. Não encontrados na literatura pesquisada. Contraindicações:
Gravidez, aleitamento, indivíduos com problemas renais. Não usar grandes quantidades nem por um período de tempo prolongado.
Atenção: A sálvia divinorum é um outro tipo de planta medicinal considerada alucinógena, que parece não viciar e não trazer malefícios para a saúde. Essa planta é uma espécie diferente da sálvia utilizada na culinária e na medicina popular, que possui seu consumo proibido em diversos países pela ausência de estudos científicos que comprovem seus reais benefícios e malefícios.
Fonte: Sálvia